Metalogalva compra duas empresas no Reino Unido e na Polónia
As aquisições da Fabrikat e da Contec Kromiss “permitem assegurar um reforço imediato” da posição da Metalogalva no Reino Unido e na Polónia, diz o presidente da empresa portuguesa.
A portuguesa Metalogalva comprou duas empresas, no Reino Unido e na Polónia, para acelerar o seu crescimento internacional, anunciou o grupo esta quinta-feira, sem divulgar o valor do investimento.
O portefólio da Metalogalva passa, assim, a integrar a Fabrikat, empresa que atua no mercado britânico em iluminação pública, com uma faturação de 25 milhões de euros no ano passado, e a polaca Contec Kromiss, especializada em estruturas para a rede de transporte de eletricidade, com um volume de negócios de 17 milhões de euros por ano.
CRESCER 20%
Com 1700 trabalhadores e um volume de negócios consolidado de 441 milhões de euros em 2023, a Metalogalva tem sede na Trofa e presença em 12 países de quatro continentes, incluindo centros de produção na Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, França, Ucrânia, Angola, Polónia, Portugal e Estados Unidos da América.
Em 2023, a empresa comprou a Electrofer, metalomecânica da Marinha Grande que emprega mais de 250 pessoas, e inaugurou a sua primeira unidade produtiva nos EUA.
Fundada em 1971, a Metalogalva, que opera na área da engenharia e proteção de aço, com lugar entre os principais produtores europeus na produção de colunas de iluminação pública e de outras estruturas ligadas ao transporte de eletricidade, renováveis, telecomunicações, rodovias, ferrovias e galvanização, prevê fechar o ano com um volume de negócios consolidado superior a 530 milhões de euros, o que significa crescer 20%.
A empresa integra o VingentGroup, um grupo empresarial de capital português com operações em 15 países que integra também a Brasmar, na área alimentar de produtos do mar congelados e de transformação e comercialização do bacalhau. O grupo emprega mais de 2400 pessoas e fechou 2023 com um volume de negócios de 875 milhões de euros.
A estratégia passa, agora, por manter as empresas independentes e com a totalidade dos trabalhadores, procurando a otimização da integração no grupo e a criação de sinergias.
“Estamos muito satisfeitos com estas operações, que nos permitem assegurar um reforço imediato da nossa posição no Reino Unido e na Polónia, dois mercados de grande relevância para a Metalogalva. Continuamos atentos a potenciais oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico com vista a fortalecer a nossa posição de líder europeu”, diz Sérgio Silva, presidente da empresa.
“A Contec-Kromiss será importante para o aumento do portefólio de produtos num mercado de forte expansão e investimento em infraestrutura, beneficiando de uma rede de clientes já existentes e complementando desta forma a Tecpoles Polónia (do mesmo grupo), que fechou 2023 com 27 milhões de euros de faturação”, acrescenta.