O projecto visa a concepção e desenvolvimento de uma gama de produtos para guardas de segurança rodoviária que poderá garantir elevados níveis de desempenho, com menores custos de produção e manutenção/reparação.
Hoje, os despites e colisões entre veículos e objecots fora da faixa de rodagem assumem-se como um problema de segurança rodoviária que importa a qualquer gestor de infra-estruturas rodoviárias. De forma a proteger os ocupantes dos veículos em caso de despiste é importante proteger o tráfego dos obstáculos através da instalação de sistemas de retenção de veículos. Desta forma é possível fornecer um determinado nível de retenção aos veículos descontrolados, impedindo-os de invadirem as áreas vulneráveis ou colidirem com obstáculos perigosos.
Este projecto pretende beneficiar também as relações com os sistema científico e tecnológico no desenvolvimento de actividades de I&D que permitem a transferência de know-how entre a comunidade académica e científica e o sector industrial privado e vice-versa.
Esta nova gama de produtos para guardas de segurança rodoviária assentará em análises de simulação computacional de comportamento mecânico e cinemática e cinética do sistema em serviço. Tem por base estudos dos materiais a utilizar e condições reais de encastramento do sistema ao solo.
O produto destina-se ao segmento rodoviário e constitui-se como inovador ao nível nacional e internacional.
Apoiado pelo Compete 2020 no âmbito do sistema de apoio à I&DT empresarial, na vertente em co-promoção, o projecto BarRod: Barreiras de Segurança Rodoviária contempla um investimento elegível de 1,6 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 883.000 euros.