A Metalogalva, especializada em engenharia e proteção do aço, adquiriu 49% da Petitjean SAS, uma empresa francesa que atua nas áreas de iluminação pública, estruturas tubulares para transporte, distribuição de energia e telecomunicações, foi hoje anunciado.
A empresa portuguesa, que pertence ao VigentGroup, ficou ainda com a opção de compra dos restantes 51% do capital da Petitjean SAS, sendo que com este negócio, cujo valor não quis revelar, visa reforçar a sua vocação internacional.
Conhecida pelo nome do seu fundador, a Petitjean tem atividade, essencialmente, no mercado francês, onde tem a sua sede, e em países francófonos, e teve uma faturação de 49,1 milhões de euros no ano passado.
O presidente executivo do VigentGroup, Sérgio Silva, manifestou-se “muito satisfeito com esta aquisição, que permitirá incrementar a quota de mercado da Metalogalva em França para um valor consolidado de 43 milhões de euros”.
A Petitjean SAS, fundada por Daniel Petitjean em 1959, emprega cerca de 350 trabalhadores e vai manter a sua gestão atual.
A estratégia da Metalogalva vai passar ainda por manter as marcas, devido ao reconhecimento de ambas na Europa, e procurar a cooperação entre os diferentes departamentos, numa lógica de complementaridade.
A Metalogalva está presente em 14 países, e possui uma cultura assente na investigação, desenvolvimento e inovação dos seus produtos.
Com a aquisição da empresa francesa, a Metalogalva, que tem integrado vários consórcios internacionais para o desenvolvimento de soluções nos mais diversos setores, como o da energia, iluminação ou transportes, prevê faturar no final deste ano 150 milhões de euros (valor consolidado), reforçando assim a sua posição internacional.
Fundada em 1971, a Metalogalva – Irmãos Silvas é a mais antiga empresa do VigentGroup e, além de Portugal, está presente em Espanha, França, Itália, Polónia, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Argélia, Ucrânia, Senegal, Canadá, Moçambique, Brasil e Arábia Saudita.
A Metalogalva possui atualmente unidades industriais na Ucrânia, Arábia Saudita, França, Brasil e em Portugal.