Metalogalva participa em projeto inovador que “eletrifica” autoestradas na Alemanha

Abril 15, 2019
Posted in Notícias

Metalogalva participa em projeto inovador que “eletrifica” autoestradas na Alemanha

Metalogalva estabelece parceria com a empresa alemã Siemens para desenvolver tecnologia pioneira que pretende reduzir de gases poluentes lançados por camiões.

A Metalogalva, empresa do VigentGroup, há já vários anos entre os grandes players europeus na área da Engenharia e Proteção de Aço apoiou, recentemente, uma obra vanguardista da empresa Siemens, na Alemanha. A participação consistiu no fornecimento de postes cilíndricos galvanizados para a operacionalização do sistema E-Highway, uma tecnologia pioneira que pretende reduzir emissões locais de CO2 e óxidos de nitrogénio, lançadas pelos camiões de transporte de mercadorias.

Este conceito já foi implementado nos Estados Unidos da América, na Suécia e chega agora à Alemanha como Field Test E-Highway Schleswig-Holstein. Abordando a parte prática do projeto, cerca de dez quilômetros de linhas aéreas foram instalados ao longo de um trecho da autoestrada A1, perto de Lübeck, para fornecer energia a camiões de carga. Os cabos serão sustentados pelos postes que ficam na parte lateral da estrada e a eletricidade que passa por eles será usada para alimentar os motores elétricos de camiões especialmente equipados, pelos chamados pantógrafos, montados na parte de cima da cabine do motorista. Quando o veículo não estiver conectado ao sistema de linha aérea, será alimentado por um sistema de propulsão alternativo.

O VigentGroup e o seu expertise foram os escolhidos para contribuir para esta inovadora obra. Graças ao excelente trabalho da sua filial na Alemanha, a Metalogalva GMBH, o VG forneceu a totalidade da linha, o que representa a implementação de 241 postes cilíndricos galvanizados, num valor aproximado de 700 mil euros.

A solução em teste poder-se-á aplicar, fundamentalmente, a estradas onde circulam bastantes camiões, uma vez que o seu contributo para a redução de emissões poluentes e de dióxido de carbono será bastante significativa. Está já comprovado que a sua aplicação em 30% dos camiões de mercadorias na Alemanha, permitiria reduzir cerca de 6.000.000 milhões de emissões de dióxido de carbono por ano.

A Metalogalva assume-se, assim, como parceira de um projeto sustentável, de momento a ser testado em território alemão.

Mais informações sobre o o Field Test E-Highway Schleswig-Holstein: 

https://www.ehighway-sh.de/de/ehighway.html