Empresa da Trofa compra a Petitjean SAS a um grupo saudita.
A Metalogalva anunciou a aquisição de 49% da francesa Petitjean SAS ao grupo saudita Al-Babtain, ficando com a opção de compra dos restantes 51%. A metalomecânica da Trofa, especializada na área da engenharia e proteção de aço, não divulgou o valor do negócio, adiantando apenas, em comunicado divulgado esta quinta-feira, que a empresa, sedeada em Troyes tem 350 trabalhadores e faturou €41 milhões em 2019.
Conhecida pelo nome do seu fundador, a Petitjean, atua, essencialmente, no mercado francês e em países francófonos, com o foco nas áreas da iluminação pública, estruturas tubulares para transporte, distribuição de energia e telecomunicações, representando “uma aposta estratégica muito importante” para a Metalogalva, diz o presidente executivo Sérgio Silva, certo de que esta aquisição vai permitir melhorar a cadeia de fornecedores e “desenvolver importantes sinergias ao nível da investigação e desenvolvimento”.
“Estamos muito satisfeitos com esta aquisição, que permitirá incrementar a quota de mercado da Metalogalva em França para um valor consolidado de 43 milhões de euros”, acrescenta.
Fundada em 1971, a Metalogalva – Irmãos Silvas, S. A. apresenta-se como “a mais antiga empresa do VigentGroup, líder nacional na sua atividade na área da engenharia e proteção de aço e um dos principais players europeus na produção de colunas de iluminação pública e de outras estruturas ligadas a áreas como a do transporte de energia, renováveis, telecomunicações, rodovias, ferrovias e galvanização a quente”.
Presente em 14 países (Portugal, Espanha, França, Itália, Polónia, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Argélia, Ucrânia, Senegal, Canadá, Moçambique, Brasil e Arábia Saudita), a empresa da Trofa emprega cerca de 650 pessoas nas suas unidades industriais na Ucrânia, Arábia Saudita, França, Brasil e Portugal e prevê fechar 2020 com um volume de negócios consolidado de 150 milhões de euros consolidados.