Junho 7, 2019

Projecto piloto em Guimarães instala postes com rede 5G e carregadores para veículos eléctricos – Smart Cities

O município de Guimarães deu ontem início ao projecto piloto Guimarães 5G Ready, que prevê a implementação de postes dotados de rede 5G e que permitirão, entre outros, o carregamento de veículos eléctricos e a transmissão de dados móveis a alta velocidade. A iniciativa é possível através de uma parceria com o consórcio Smart Lamppost, que junta as empresas Ubiwhere, PROEF e Metalogalva.

O momento escolhido foi a meia-final do torneio de futebol Liga das Nações, jogo que opôs as selecções nacionais da Holanda e de Inglaterra e que levou a Guimarães milhares de fãs provenientes destes países. Numa das zonas de fãs criadas na cidade, foram instalados postes com tecnologia de transmissão de dados 5G, o que permitiu a transmissão de vídeo em alta qualidade e em tempo real, recorrendo a streaming de vídeo.

 

Os postes Smart Lamppost não são exclusivos a nenhum operador de comunicações em Portugal, pelo que poderão servir, também, de plataforma para a realização de mais testes futuros, colocando a cidade de Guimarães na vanguarda nacional no que respeita à utilização de rede 5G.

A apresentação pública deste projecto piloto, intitulado Guimarães 5G Ready, decorreu hoje, pelas 11 horas, no Parque da Cidade de Guimarães. Este piloto foi desenvolvido pelo consórcio Smart Lamppost, que junta a empresa de software focado em smart cities Ubiwhere, a empresa de tecnologias de informação PROEF e a Metalogalva, empresa de fabrico de estruturas metálicas.